O acessório da vez: como lidar com os efeitos colaterais do uso da máscara de proteção?

Atualizado: Jul 13


A máscara virou um acessório indispensável nos dias de hoje, passamos horas do nosso dia com ela e consequentemente acabamos tendo alguns efeitos colaterais indesejados. Estamos aqui para te contar que isso é normal!



Tivemos uma conversa muito bacana com a @francinemiotto, residente em dermatologia, sobre os danos que o uso da máscara causa à nossa pele, além de contar tudo pra gente sobre o assunto, ela deu dicas de cuidados e muito mais! Se você quiser assistir a conversa na integra é só clicar aqui, o vídeo está disponível no igtv da @use.iza, se não, é só seguir a leitura!


A recomendação da OMS é que todas as pessoas usem máscara de proteção ao sair de casa, essa é a forma de nos proteger e de proteger as pessoas ao nosso redor. Máscaras de tecidos são comprovadamente eficazes, por barrarem a liberação de aerossóis quando a gente fala ou respira.


Por outro lado, o uso diários da máscara acaba causando alguns efeitos colaterais à nossa pele, como sensibilidade e irritação, isso ocorre pelo contato constante do tecido com o nosso rosto e também pelo fato da respiração causar abafamento na região de cobertura da máscara, o que consequentemente deixa o local mais úmido. Esses fatores pioram as lesões cutâneas já existentes e em alguns casos, desenvolvem lesões que não existiam antes.


Por isso precisamos redobrar os cuidados diários e tudo começa na hora de lavar o rosto. O mais indicado é usar sabonete hidratante, desenvolvido para pele sensível, depois disso vem a hidratação, que deve ser feita com o creme mais simples possível.


O recomendado é usar creme hidratante neutro, sem cheiro e sem nenhum aditivo, isso fará com que a nossa pele não fique ainda mais irritada. E pra quem sentir necessidade, é bacana complementar a hidratação com um creme cicatrizante, sabe aqueles que possuem a consistência mais grossa? É esse mesmo!


Além disso, podemos fazer uma máscara facial hidratante para o rosto, com mamão papaia e iogurte natural. Com os dois ingredientes gelados, misturamos bem e aplicamos por todo rosto, que deve estar bem limpo! Deixamos agir por 3 minutos e voilà, é só enxaguar e teremos uma pele mega hidratada.


Papaya Mask


Ingredientes

1 mamão Papaia pequeno

1 copinho de iogurte natural


Modo de Preparo

1. Coloque os dois ingredientes para gelar.

2. Descasque o mamão e retire as sementes.

3. Amasse bem o mamão.

4. Misture o iogurte natural.


Aplicação

Com o rosto limpo, aplique a misturinha e deixe agir por 3 minutos.



Não existe uma quantidade definida de cada ingrediente. A dica é misturar o iogurte aos poucos, até conseguir uma textura boa para aplicação. O ideal é que quando pronta, ela não fique nem muito líquida e nem muito consistente. Se sobrar, temos outra dica deliciosa: pegue a máscara e adicione mel e granola para um lanchinho healthy enquanto aguarda o resultado ;)


Por fim, a dica é: usem máscaras com tecido de algodão. O algodão facilita a circulação do ar e reduz a umidade da região. Mas, quando você perceber que a máscara e a pele já estão úmidas, é importante trocar por outra seca e higienizada.

Fiquem bem <3


34 visualizações

redes sociais

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

e-mail

whatsapp

sac iza

institucional

pagamento

Razão Social: IZA Confecções Ltda  - 36.382.985/0001-04

Erechim - RS, 99704-328

© 2020 IZA. Todos os direitos reservados 

0
coração preto.png